domingo, 25 de setembro de 2011

O verão ainda não acabou



Piquenique de boas-vindas da Universidade Paris-Sorbonne
Este foi um típico final de semana de verão, o que seria normal se não estivéssemos no outono. Segundo o site Meteo-Paris, situações parecidas aconteceram duas vezes nos últimos dez anos. Ótimo para mim e para os parisienses, que não podem ver sol.

Minha primeira visita, Anastácia
Assim, não poderia haver ocasião melhor para receber minha primeira visita. Anastácia – ou Tacinha – que estudou comigo na UFRN e é uma das minhas queridas, veio de passagem a Paris (Priscila Adélia, agora espero por você).

Fiquei muito feliz. Aproveitamos que haveria um piquenique de boas-vindas aos estudantes da Universidade Paris-Sorbonne e nos juntamos a outros brasileiros para fazer aquela farofada (sem farofa e frango, infelizmente) no Champ de Mars. Também tínhamos três poloneses, um francês e um espanhol, no grupo.

Como bons brasileiros, fomos os últimos a sair de lá e ainda fomos dar uma volta na borda do Sena, depois. Passeio ótimo e, sobretudo, econômico. Viver aqui com pouco dinheiro está mudando meu ponto-de-vista sobre muitos gastos desnecessários.
 
Vida parisiense

Por falar nisso, é impressionante como os parisienses (ao menos os que conheço) tentam economizar em tudo. Estudantes gastam muito menos que brasileiros. Por exemplo, dizem que um almoço de 4, 5 euros já é caro, lembrando que não vale a pena fazer conversão. É preciso pensar como se fossem R$ 5.

São muito diferentes de nós, brasileiros. As meninas da faculdade preferem cozinhar em casa e vejo praticamente todas comerem salada e frutas todos os dias. Quando lembro que, em Natal, se alguém come salada, as pessoas já perguntam “Vai comer só isso?!”...

Bonita história

Anastácia veio a Paris de passagem. Na verdade, o destino final de minha amiga era a Coréia do Sul, onde ocorrerá o casamento do irmão mais novo dela. Adoro contar isso, acho muito bonito.

O irmão conheceu a mulher, uma coreana, durante intercâmbio na Nova Zelândia. Ela deixou a família do outro lado do mundo e foi morar com ele em Natal, onde se casaram. Agora, é a vez de a cerimônia ser realizada no país dela. História de cinema.

3 comentários:

  1. Se seu blog tivesse botão de 'curtir', como o Facebook, eu iria marcar várias vezes rs Tb adorei o fimde de sol, a sua amiga, o pique-nique, o carrossel, o Sena. E, na volta, vim pensando exatamente nas nossas contas.

    ResponderExcluir
  2. "Viver aqui com pouco dinheiro está mudando meu ponto-de-vista sobre muitos gastos desnecessários."

    ...cara morando fora amadurece mt, né?

    ResponderExcluir
  3. Pedrinho, que bom que a experiência tá sendo tão válida. Nessa de economizar será que rola de você aprender a cozinhar? rs bjo, saudade!

    ResponderExcluir