domingo, 18 de setembro de 2011

Paris da Bahia

Brasileiros tomaram conta das ruas - Crédito: Pedro Miguel
A brasileirada tomou conta de Paris e a tornou uma filial da Bahia, hoje. Em sua décima edição, o “Lavage de la Madeleine” teve início na Place de la République e um cortejo de milhares de pessoas seguiu por um percurso de quase 4 km até as escadarias da Igreja da Madalena, onde Carlinhos Brown puxou a lavagem.

Vendo a quantidade de pessoas que circulavam pela rua falando português com os sotaques mais diversos, eu pensava o tempo todo: - Que país conseguiria fazer algo assim, por aqui? Nós somos demais mesmo.

Rolou de tudo. Desde maracatu, batucada, bumba-meu-boi e axé, até um “Je ne regrette rien” nonsense em salsa. Bandeiras do Brasil tremulando; Brahma, Guaraná Antarctica e coxinhas, nas mãos das pessoas; e franceses curiosos com tudo que acontecia.


Que domingo excelente. Foi um grande carnaval.
 
Colegas brasileiros e eu (esquerda)

Um comentário:

  1. E não é que a gente cantou até Daniela Mercury? Foi bom mesmo! Obrigada pelo passeio, minha gente.

    E sim, fiquei com a sensação de que todo mundo ali estava com vontade de se unir por alguma coisa. Uma música, uma batucada, um samba, um 'sei lá o que' que nos fizesse iguais entre diferentes. E fez. Somos brasileiros.

    Um beijo

    ResponderExcluir