domingo, 9 de outubro de 2011

Transporte público e vida de estudante


Metrô - Paris tem uma das maiores redes de metrô do mundo, com mais de 200 km distribuídos entre 14 linhas mais dois “puxadinhos” (3bis e 7bis). Ao todo, são 301 estações em uma cidade relativamente pequena. Com isso, em qualquer ponto da região intra-muros, há uma estação em no máximo 500 metros de distância.

Mapa da rede de metrô, RER e tramway, em Paris
RER - Além disso, ainda conta com uma rede de trens expressos chamada de RER (Réseau express regional), com quase 600 km de vias, das quais em torno de 70 km na área chamada de intra-muros.

Tramway - Outro meio de transporte bastante utilizado, o "Tram” é chamado no Brasil de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São quatro linhas com mais de 40 km de linhas.

Autobus – Também tem mais de 351 linhas de ônibus, que são daqueles rebaixados e mais parecem trens, pela pontualidade e conforto.

Noctilien - Na madrugada, quando as opções anteriores não estão disponíveis, existem os Noctiliens, ônibus noturnos que circulam até o início da manhã.

Todo esse universo fica disponível para os estudantes com menos de 26 anos por uma taxa anual de 306,50 euros (em torno de R$ 750,00), valor pago pela carte Imagine R. Isso quer dizer que, para se deslocar à vontade pela região central de Paris durante um ano, um jovem precisa desembolsar R$ 62,50 por mês. É ridiculamente barato.

Como se isso já não bastante, nos finais de semana, feriados e férias escolares, é possível utilizar toda a rede na região onde Paris se localiza, que se chama Île de France.

Acha bom? Ainda tem mais: na compra de um menu "Best Of" do McDonald’s (ou McDô, como eles dizem aqui), que é a McOferta, no Brasil, basta apresentar o cartão de transporte e pagar mais 1 euro para ganhar mais um sanduíche.

Essa despesa dá uma aliviada no orçamento apertado de um estudante em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário