terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nota 80 no Enade


Descobri, hoje, o resultado da minha prova de 2009 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos em cursos de graduação de instituições de ensino superior brasileiras. 79,7, mais de dez pontos acima das médias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde estudei, e até do Brasil.

Inicialmente, esse resultado me deixa feliz, pois mostra, em parte, que tive uma boa formação. Por outro lado, lembro da quantidade de pessoas vão fazer essa prova desmotivadas, pensando apenas na obrigação.

De qualquer forma, tendo em vista que 75% dos formandos da UFRN tiveram rendimento inferior a 67,1 e, no Brasil, esse número cai para 60,1, tenho mais é que comemorar mesmo. No mais, acredito que essa ainda não é a melhor forma de avaliar os cursos superiores, mas é um avanço se compararmos ao antigo Exame Nacional de Cursos, o “Provão”.

Podem dizer que estou saindo do propósito do blog, mas isso mostra o quanto uma boa formação pode ser importante, até porque esse resultado contribui para aumentar o prestígio da instituição onde estudamos.

Informações completas sobre o Enade nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário